VIDEOS


Acredito na multimodalidade como forma de auxíliar nossa reflexão e gerar novos sentidos para o entendimento das práticas discursivas e da produção de sentidos no cotidiano.

--------------------------------------------------------------------------------------------

Complementos do Texto 1 - Cognição Social
Esses três primeiros vídeos nos apresentam algumas das realidades que nos ajudam a construir a teia de relações que formam nossas estruturas cognitivas. Elementos do cotidiano no qual vivemos que nos fazem refletir sobre ética e o que é ser um ser humano, mulher, homem, com dinheiro ou sem. Sugiro que você assista e tente escrever algo sobre as suas estruturas cognitivas, como elas são capazes de ajudar você a se posicionar diante das questões da vida e da humanidade. Lembre-se, você esta estudando para ajudar as pessoas a compreender os elementos que formam suas ações, emoções e cognições. Desejo o melhor de e para você.
Bom Trabalho!






ILHA AS FLORES

 Este filme retrata a sociedade atual, tendo como enfoque seus problemas de ordem sociais, econômicas e culturais, na medida em que contrasta a força do apelo consumista, os desvios culturais retratados no desperdício, e o preço da liberdade do homem, enquanto um ser individual e responsável pela própria sobrevivência. Através da demonstração do consumo e desperdício diários de materiais (lixo), o autor aborda toda a questão da evolução social de indivíduo, em todos os sentidos. Torna evidente ainda todos os excessos decorrentes do poder exercido pelo dinheiro, numa sociedade onde a relação opressão e oprimido é alimentada pela falsa idéia de liberdade de uns, em contraposição à sobrevivência monitorada de outros.




Curta Metragem - Vida Maria.avi


O filme mostra a história de Maria, uma dentre tantas que poderia ter uma história diferente se a educação fosse interpretada para além da reprodução de outras tantas histórias. Maria vive no interior do nordeste, onde vemos crianças que tem sua infância interrompida muitas vezes para ajudar a família a sobreviver, infância essa resumida aos poucos recursos e a más  frágéis condições de subsistência. O objetivo do curta é mostrar que podemos ser sempre mais se tivermos educação. Assim, podemos dar mais, para tentar construir um futuro que não tivemos; estar sempre a procura do melhor e não nos acomodamos naquela circularidade em que vivemos.


TRANSAMÉRICA

Bree é uma bem ajuatada e feliz transexual. Ela nasceu como Stanely, sexualmente falando um homem, mas próximo ao último passo para se tornar, sexualment falando, uma mulher e juntar sexo ao gênero que sempre sonhou algo muda sua vida para sempre. Ela descobre que é opai de um garoto de 17 anos. Com receio da novidade diante da a verdade, ela embarca em uma viagem que modifica de maneira determinante a sua vida e a maneira como entende o mundo, situação que coloca em cheque todas suas estruturas e os une.



------------------------------------------------------------------------------------------
Complementos do Texto 2 - Percepção Social
  

Tudo pode dar certo - wOOd Allen

Boris Yellnikoff (Larry David) é um homem velho e muito rabugento que tem o hábito de insultar seus alunos de xadrez. Ex professor da Universidade de Columbia, ele considera ser o único capaz  insignificância dasde compreender aspirações humanas e o caos do universo. Um dia, prestes a em seu apartamento, Boris é abordado por Melodie St. Ann Celestine (Evan Rachel Wood), que lhe implora para entrar. Ele atende ao pedido, a contragosto. Percebendo sua fragilidade, ele permite que ela fique no seu apartamento por alguns dias. Ela se instala e, com o passar do tempo começa a perceber o mundo e a vida de outra maneira, não aparenta ter planos de deixar local. Até que um dia lhe diz que está  interessada nele.

--------------------------------------------------------------------------------------------
Complementos do Texto 3 - Autoconhecimento

 O Homem Bicentenário

Sinopse: A história de Homem Bicentenário é de um robô que sonha em ser humano. Baseado no romance The Positronic Man, do mestre da ficção Isaac Asimov, o filme narra os caminhos do robô Andrew em sua busca para conseguir se tornar um ser humano. Tudo começa quando o pai de uma família o leva para casa com um único objetivo: que seja útil no dia-a-dia. Aos poucos, Andrew começa a perceber o mundo que o cerca, acumular experiências, sentir emoções, a pensar, e tudo passa a ser possível daí para frente. Para  "complicar" ele deseja ser livre e  segue pagando o preço de seu desejo. Um filme realmente fascinante, cheio de possibilidades reflexivas do que significa ser humano.


-------------------------------------------------------------------------------------
Complementos do Texto 4 - Autojustificação



A ONDA


--------------------------------------------------------------------------------------------
Complementos do Texto 5 - Atração Interpessoal




--------------------------------------------------------------------------------------------

Complementos do Texto 6 - Comportamento Pró-Social


A Corrente do Bem

--------------------------------------------------------------------------------------------

Exemplo de produção audio-visual para o trabalho final de Seminário

O Fenômeno do Futebol

Esse video foi produzido por um grupo de alunos da disciplina Psicologia do Esporte       (PSI 2530) da PUC-GO com o intuito de fazer uma análise crítica multimodal do fenômeno no país.

 
O Fenômeno do Futebol 

----------------------------------------------------------------------------------------------


Refletindo sobre o mundo e o lugar que queremos ocupar nele!



Isabel Allende fala sobre Paixão

----------------------------------------------------------------------------------------------